Início
O Cepeac
Pesquisa
Pós-Graduação
Extensão
Textos para Discussão
Revista Teoria e Evidência Econômica
Cesta Básica
Professores
Links
Fale Conosco
Downloads
ISO 9001:2008
 
Início arrow Pesquisa
 
A Pesquisa
 
A pesquisa desenvolvida na Feac segue o intuito mais amplo da instituição, que é o da busca e da produção de novos conhecimentos, num contexto de ação educativa. A investigação científica, nesses termos, é vista como indutora do espírito crítico e criativo, da curiosidade, do aprofundamento da disciplina, do ser humano e futuro profissional.

Desde o início da década de 1990, por meio de seu centro de pesquisa, a Feac vem desenvolvendo projetos e destinando carga horária de pesquisa aos seus professores mestres e doutores, conforme as políticas e os trâmites estabelecidos pela Vice-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação. Nesse sentido, como constam no Quadro 1, estão sendo consolidados linhas e grupos de pesquisa na área de ciências sociais aplicadas, especificamente na economia, na administração e na contabilidade, privilegiando as questões regionais, sem perder de vista o ambiente mais amplo, nacional e internacionalmente.

Atualmente, diferentes linhas de pesquisa fazem parte dos três grupos de pesquisa cadastrados e certificados no CNPq e de outros X que estão em fase de cadastramento, num ambiente intra e interinstitucional. Os projetos de pesquisa, vinculados às respectivas linhas e grupos de pesquisa, devidamente cadastrados e institucionalizados, além dos professores pesquisadores da unidade, abrem a possibilidade de participação de professores pesquisadores de outras unidades e instituições, alunos de graduação e de pós-graduação e de funcionários.

Os projetos institucionalizados podem concorrer a bolsas de iniciação científica, oferecidas pela instituição como incentivo à formação de novos pesquisadores e a descoberta de talentos potenciais. Nesses termos, a universidade conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da própria instituição (Pibic-UPF), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (Pibic-CNPq), o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic-UPF), além da possibilidade dos projetos participarem de outros editais de bolsas e auxílios específicos, como é o caso dos oferecidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs).
 
Quadro 1 - Grupos e linhas de pesquisa desenvolvidas na Feac
 

Economia Aplicada
Ambiente Econômico, Político e Social
Análise Econômica e Tomada de Decisões
Economia e Gestão do AgronegócioEconomia regional e urbana
Economia dos recursos naturias
Economia e gestão do agronegócio
Estratégias Organizacionais e Marketing
 Estratégias Organizacionais
Marketing
Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre Trabalho (Giest)Sujeitos e organização do trabalho
Trabalho e Educação
Grupo Multidisciplinar de Estudos Organizacionais (GMEORG)Empreendedorismo, desenvolvimento e empresa familiar
Práticas e controles de gestão
Estudos em Gestão de PessoasAprendizagem, gestão do conhecimento e competências
Gestão de carreira e relações de trabalho
Políticas e práticas em gestão de pessoas

Os resultados das pesquisas desenvolvidas na unidade são divulgados na forma de livros, ensaios ou artigos científicos em prestigiadas revistas técnico-científicas nacionais e internacionais, bem como em eventos do gênero, tais como congressos e seminários.

 
O Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis mantém um setor de editoração eletrônica que produz e publica a sua revista Teoria e Evidência Econômica, com pontuação na Qualis de periódicos da área da economia, os seus Textos para Discussão, além dos livros e outros impressos, como forma de divulgação das pesquisas realizadas tanto pelos seus pesquisadores como pelos de outras instituições. Esse trabalho conjunto é fruto do espírito de investigação, de inquietação e do saber que se colocam na prática da pesquisa por parte de professores e alunos da Feac.

Prof. Dr. Julcemar Bruno Zilli
Coordenador de Pesquisa da FEAC
 

 

spacer